Conheça algumas curiosidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016

18/08/2016 - Olimpíadas 2016

Desde sua primeira edição na Era Moderna, em 1896, em Atenas, até Rio de janeiro, hoje em 2016, os Jogos Olímpicos cresceram ao ponto de se transformarem no maior evento do planeta e único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade.
A tradição olímpica remonta há 2.500 anos e tem origem na Grécia Antiga. Naquele tempo, foram disputadas quase 300 edições, que deixaram de ocorrer tempos depois da invasão dos romanos à Grécia.

Os valores Olímpicos 
Os jogos olímpicos são muito mais que uma corrida por recordes e medalhas. Por trás deles está a filosofia do barão francês Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico. Como educador, Coubertin viu nos Jogos a oportunidade ideal para que os povos desenvolvessem uma série de princípios universais ou valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade.

São eles:
AMIZADE: envolve respeito e conhecimento, bem como afeto e lealdade, mesmo em situações em que a competição está presente.
RESPEITO: é um sentimento que leva em conta a outra pessoa. O respeito implica reconhecer as virtudes do outro. 
EXCELÊNCIA: implica no mais alto grau de qualidade e perfeição. É a busca para o melhor de si mesmo e, não necessariamente, para superar alguém.


Anéis Olímpicos
 
Os cinco aros interligados que compõem a bandeira possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.
Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo. Os aros que compõem a bandeira são de cores diferentes para representar o respeito às diversidades de todas as nações e contrastam com o fundo branco, que representa a paz entre os continentes. Quando foi criado, esse símbolo tinha o objetivo de se opor ao nacionalismo exagerado que levava à tensão entre países no início do século XX.

Olimpíadas 2016
Evento de origem e tradição europeias, os Jogos Olímpicos chegam à América do Sul pela primeira vez na história. A Olimpíada do Rio de Janeiro é apenas a segunda na América Latina e a terceira abaixo da linha do Equador.
A Olimpíada Rio 2016 conta com 41 esportes, incluído duas novidades: o golfe, que volta a ser disputado depois de 112 anos, e rugby que não estava entre os jogos desde de 1924. São 306 provas diferentes, sendo 136 modalidades femininas e 161 masculinas

 
A tocha 
 
A tocha é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura. 
Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.


O Céu - O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol, que, assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa. Sua cor remete ao ouro, símbolo da conquista máxima dos Jogos.
 
As Montanhas - A beleza natural do Rio, expressa nas curvas verdes de seus morros e vales.
 
O Mar - Ondulações azuis, orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.
 
O Chão - Nossa terra, que faz parte da nossa história. Representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

PILARES
Espírito Olímpico - Presente na textura triangular que remete aos 3 valores Olímpicos (excelência, amizade e respeito) e no efeito de flutuação dos segmentos, inspirado nos corpos dos atletas voando no ar.
Diversidade Harmônica - Um eixo multicomposto expressa união e diversidade, com partes individuais que formam um conjunto.
Energia Contagiante - Os segmentos se abrem e liberam energia para o momento do beijo (quando a chama passa de uma tocha para outra).
Natureza Exuberante - Recortes revelam as formas orgânicas da natureza do Rio e as cores do Brasil.


O Mascote
 
O mascote dos Jogos Olímpicos Rio 2016 batizado de Vinícius (homenagem ao Vinicius de Moraes), é inspirado na fauna brasileira, ele é uma mistura de todos os animais que existe no Brasil, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. Ele é uma espécie de embaixador dos Jogos e tem o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores do movimento Olímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.


A cerimônia de encerramento das olimpíadas 2016 acontece neste domingo, 21 de agosto de 2016, enquanto a tocha das paralimpíadas acaba de ser apresentada, e percorrerá o Brasil para divulgação dos Jogos, que será entre os dias 7 de setembro e 18 de setembro de 2016. 

Deixe seu comentário abaixo

 

Comentários feitos

 

Compartilhe