Iluminação na decoração

13/11/2017 - Decoração

Um bom projeto de iluminação é fundamental para valorizar a decoração e a arquitetura. A iluminação correta pode proporcionar efeitos de acordo com a intenção, seja para destacar, suavizar ou criar um clima intimista. Para cada cômodo e proposta existe um tipo de iluminação diferente.

Iluminação Indireta, Direta e Difusa


A proposta da luz indireta é iluminar uniformemente. Nesse caso a lâmpada deve estar direcionada a superfícies que reflitam o fluxo luminoso e se espalhem no ambiente. Esse tipo de iluminação propõe um espaço mais intimista e confortável visualmente.


Ao contrário da iluminação indireta, a luz direta é direcionada exatamente sobre a superfície que precisa de iluminação. O fluxo luminoso desse tipo de iluminação é voltado especificamente para o objeto ou espaço de destaque.


A iluminação difusa é a mais versátil de todas.  Utiliza difusor, geralmente de acrílico, policarbonato ou vidro, que serve para suavizar a luz. Assim ela deixa de possuir a intensidade e o brilho da luz direta. A luz difusa tende a se espalhar e não provoca sombras fortes e demarcadas. Ela é uma luz mais confortável. A ideia não é tornar o ambiente intimista, mas sim, iluminar com uniformidade e intensidade sem perder a riqueza em detalhes que a tornam diferencial. 

Temperatura


A temperatura de cor de uma fonte luminosa é uma importante característica pois está diretamente ligada à sua aplicação. A temperatura de cor expressa a aparência da cor emitida pela fonte de luz. 
Medida em Kelvin (K), quanto mais alta a temperatura, mais clara é a tonalidade da cor. Por exemplo, quando falamos uma luz quente ou fria, não nos referimos exatamente à temperatura física da lâmpada, mas sim à sua tonalidade.

Lâmpadas quentes possuem temperatura de cor em torno de 2700K, no caso de lâmpadas incandescentes por exemplo. Lâmpadas frias possuem temperatura de cor em torno de 6500K, caso de muitas lâmpadas fluorescentes.

É importante sabermos desta informação no momento de definir a temperatura de cor que utilizaremos em cada ambiente, se considerarmos que luz com tonalidade de cor mais quente torna-se mais aconchegante e relaxante, sendo ideal para salas de estar e dormitórios. Já luz mais fria torna-se mais estimulante, ideal para lugares que precisam de muita iluminação como cozinha e escritórios.

Tipos de lâmpadas


Para iluminar casas e apartamentos, quatro tipos de lâmpadas são mais usados. Além da diferença do tipo de luz que emitem, elas também diferem no consumo de energia e durabilidade. Confira como elas funcionam e escolha a ideal para cada cômodo da sua casa.


A lâmpada incandescente é considerada a mais comum – usada há anos nas casas brasileiras. Possui um filamento de metal que, quando recebe a energia, emite a luz, que é amarelada.
Está sendo cada vez menos usada porque consome muita energia, para gerar pouca iluminação. Apenas 5% da eletricidade que ela usa vira luz, o restante transforma-se em calor. E esse é seu segundo ponto negativo: quando muitas lâmpadas incandescentes são usadas em um ambiente, elas tendem a aquecer o espaço. Mas elas ainda estão presentes em muitas casas brasileiras, seja na iluminação geral, ou em luminárias e abajures ou dentro de sancas. As lâmpadas incandescentes duram no máximo mil horas, mas podem queimar antes desse tempo por motivos variados, como superaquecimento.


A lâmpada fluorescente é uma alternativa mais econômica. Essas lâmpadas podem gerar até oito vezes mais luz com a mesma quantidade de energia, se comparadas com as incandescentes. A luz emitida pode ser tanto branca, quanto amarela e em ambos os casos, a lâmpada não esquenta demais. Proporcionam luminosidade clara e intensa, sendo ideais para plafons e luminárias de cozinha, além de poderem ser utilizadas como luz embutida para rebaixamentos de teto. 


Os LED é a mais moderna e eficiente lâmpada de todas, porém também a mais cara. Ao contrário das outras, as lâmpadas de LED não contêm substâncias tóxicas e não emitem qualquer radiação. Como se isso não bastasse, o brilho de sua luz não se desgasta e elas têm uma expectativa de durabilidade de 25 anos. 
Outra grande vantagem das lâmpadas de LED é o seu design, pois graças à versatilidade de suas lâmpadas, elas podem assumir muitas formas diferentes. Graças a isso, podemos obter todos os tipos de iluminação, sejam lâmpadas de LED maiores, menores ou mais finas. Consequentemente LED é muito interessante para iluminar o interior de armários ou para compor a iluminação indireta de sancas de teto, entre inúmeras possibilidades.

Deixe seu comentário abaixo

 

Comentários feitos

 

Compartilhe