NOME FORTE: Matéria Revista Classe A

24/11/2015 - Imprensa


Aos 98 anos, Maria Forte, esposa de Lino Ferrari, relembra suas memórias desde a vinda da Itália até a consolidação da empresa Linoforte no Brasil
Muita gente conhece a Linoforte. Sabe que a empresa é um orgulho para OsvaldoCruz ao levar o nome da cidade em seus produtos para todo o Brasil há mais de 50 anos. Ou ainda da importância econômica que esta indústria possui. Mas o que pouca gente sabe é que por trás desta empresa existe uma grande história de dedicação, superação, empenho e amor.
A história da Linoforte começa na Itália, mais especificamente na cidade de Maserada. Foi nesta cidade que nasceu, em 21 de julho de 1917, Maria Forte. Ela é figura mais que importante para a consolidação da marca Linoforte.
Quando veio para o Brasil, aos cinco anos, nunca imaginou que se tornaria pioneira de uma das maiores empresas do ramo. Atualmente com 98 anos, Maria ao lado do marido Lino Ferrari – que faleceu em 2012 – carrega dentro de si o orgulho por ter escrito uma vida vitoriosa. As fotografias da família, espalhadas por todo o apartamento, contam a história desta família e, ao mesmo tempo, da cidade de Osvaldo Cruz.

HISTÓRIA
Os pais de Maria, Pietro Forte e Anna Maria Savian, vieram para o Brasil em 1922, época em que se consolidava o regime totalitário fascista de Benito Mussolini na Itália. A família veio de navio para o Brasil.
A filha Jacira, que ajudou Maria a compartilhar suas memórias durante a entrevista, conta que, quando os italianos chegaram, havia famílias que já aguardavam para levar os imigrantes para trabalhar nas lavouras.
Após trabalhar em diversas fazendas, Pietro conseguiu guardar dinheiro para adquirir um sítio em Taquaritinga, interior de São Paulo. Lá, Maria e seus 11 irmãos moraram ao lado da fazenda da família Ferrari, onde Maria conheceu Lino.
A família, que é bastante unida e preserva suas memórias, realizou em 2006 uma encenação do momento em que Lino e Maria casaram. Na época, o moço “roubava” a moça a cavalo. Os filhos, netos e noras fizeram questão de representar com bastante fidelidade os costumes da época.
Casaram-se em 27/01/1938 e com seus três filhos vieram para Osvaldo Cruz em 1950. A filha Jacira lembra que na época, a cidade não tinha nada além de um extenso chão de terra e matagais. Seu Lino começou a trabalhar em uma colchoaria até que comprou a empresa de seu antigo patrão. Já Maria ajudava a costurar os colchões, que eram de capim. Ela acordava bem cedo, às 4h, para cuidar dos três filhos – Jacira, Valdir e João – e ainda tomar conta da produção.
Com o tempo, a pequena fábrica deixou de produzir somente colchões e passou a fabricar também sofás. A família toda se envolveu nos negócios. Os filhos Valdir e João, juntamente com o cunhado Irineu Rovina, são então admitidos na sociedade e, juntamente com seu Lino, fundam a empresa Linoforte, que seria a primeira fábrica de Osvaldo Cruz.

RECONHECIMENTO
Para marcar esta mudança todos decidiram que a então Colchoaria São João merecia um novo nome: Linoforte. “Como meus pais sempre foram guerreiros juntos, precisavam mudar a razão social da empresa. Nasceu então a Linoforte, cuja marca é a união do nome e sobrenome do casal de imigrantes -Sr. Lino Ferrari e Dona Maria Forte - em 1962”, conta Jacira.
“O que a gente tem hoje foi conquistado na garra. No início a empresa contava com 10 colaboradores e hoje tem cerca de 800. Tudo o que conquistamos foi com muita garra. Sempre vi meus pais como heróis”, disse. 
Depois de toda trajetória, fica claro que o nome de Forte representa perfeitamente a história de vida de Maria, seja como mãe ou matriarca da empresa Linoforte. “Minha mãe fazia sabão em casa, torrava café, costurava as roupas e costurava até sofá quando o negócio saiu só dos colchões. Ela é guerreira, trabalhou, criou os filhos e ensinou a serem honestos e a ter bom caráter. A mãe é o alicerce de uma família”, _ finalizou Jacira.


MEMÓRIA
Maria Forte Ferrari e Lino Ferrari retornam a Itália para passeio, após fundação da Linoforte.

Posts relacionadas

 

Deixe seu comentário abaixo

 

Comentários feitos

 

Compartilhe