Conforto x Espaço

28/10/2015 - Decoração

Nada melhor que chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e ter seu merecido descanso, para isso, todos desejam ter em casa um ambiente que proporcione conforto para relaxar e tentar esquecer os problemas e preocupações que nos afligem no dia a dia. Mas o que é necessário para se ter um conforto?
Conforto é relativo, e pode ser sentido de forma diferente por pessoas distintas, algo que é confortável para alguém pode ser desconfortável para outro, mas uma característica que é quase unanimidade: espaço, quanto mais espaçoso for o ambiente, o mobiliário ou o veículo, mais confortável será. 
Nada como uma viagem com a família em um carro sedan, ou uma cama King Size para uma bela noite de sono, ou ainda, um sofá amplo, que permita boas horas de entretenimento de frente a TV sem que depois tenhamos incomodáveis dores nas costas.
Um ambiente em que você consegue colocar todos os móveis e objetos de decoração que desejar e que ainda lhe sobre um bom espaço de circulação é sem dúvida objeto de desejo de muitos, hoje porém, ter um ambiente amplo é cada vez mais raro.
Atualmente as construções são cada vez menores, seja em cidades do interior ou nos grandes centros, seja para diminuir os custos de construção ou por uma questão de praticidade. Passamos cada vez menos tempo em nossas residências, isso é fato, trabalho, trânsito, estudos, cada atividade acaba por levar uma parcela de tempo do nosso dia a dia. Residência ampla é sinônimo de muitos afazeres domésticos, e isso, na realidade da maioria da população, é sinal de que a maior parte do tempo em casa será gasto com mais trabalho, e aquele merecido descanso fica cada vez mais difícil.
O desafio é criar ambientes que aliem praticidade, funcionalidade e conforto em espaços reduzidos, algo que só é possível conceber através da escolha correta do mobiliário. Como foi dito, as construções mudaram, e a indústria moveleira não ficou atrás, a necessidade de se adaptar a este novo padrão resultou não só em móveis compactos, mas em um mobiliário versátil.
Os guarda-roupas reduziram de tamanho e ganharam portas deslizantes, liberando mais espaço nos dormitórios. As camas, por sua vez, providas de gavetas compensam a diminuição dos guarda-roupas. Mesas retráteis para ambientes muito pequenos ou as mesas que aumentam de tamanho, atendendo a eventuais necessidades sem gerar transtorno no dia a dia. Sofás retráteis e reclináveis, que nos garante conforto nos momentos oportunos sem comprometer a sala em ocasiões sociais.
Esses são apenas alguns exemplos do que há disponível no mercado hoje, nos permitindo garantir que, com a escolha correta, tenhamos ambientes confortáveis em espaços bem compactos, para que (FINALMENTE!) possamos desfrutar daquele merecido descanso! 

Texto: Luiz Gustavo Batistuti Moreira
    Arquiteto e Urbanista
 CAU A100576-6
Imagens:  Sofá Charme

Deixe seu comentário abaixo

 

Comentários feitos

 

Compartilhe